domingo, 24 de outubro de 2010

Metas de aprendizagens para o Pré-escolar

Aqui estão as "novas" metas para a Educação Pré-escolar e o 1º ciclo, em versão resumida, publicadas recentemente pelo Ministério da Educação:

Conhecimento do Mundo


A área de “Conhecimento do Mundo” abarca o início das aprendizagens das diferentes ciências naturais e humanas, no sentido do desenvolvimento de competências essenciais para a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado, que permita à criança compreender, interpretar, orientar-se e integrar-se no mundo que a rodeia.


Esta área foi, assim, subdividida em três domínios:

- Localização no espaço e no tempo;


- Conhecimento do ambiente natural e social;


- Dinamismo das inter-relações natural-social.


Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

No final da educação pré-escolar, espera-se que as crianças mobilizem um conjunto de conhecimentos linguísticos determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar. Pela sua importância, salientam-se a capacidade de interacção verbal, a consciência fonológica e a manifestação de comportamentos emergentes de leitura e de escrita.

 

Expressões

A apresentação das metas para as “Expressões” baseia-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar integrando, as Expressões Motora, Plástica, Musical e Dramática que surge, como se explica na introdução própria, com a designação de Expressão Dramática/Teatro. Acrescenta-se ainda a Dança, que surge nas Orientações Curriculares na intersecção das Expressões Musical e Motora e que, como todas as outras formas de Expressão deve ser vista numa perspectiva integrada.

No entanto, e na intenção de facilitar a continuidade com os ciclos seguintes, as Expressões ditas “artísticas” – Plástica, Musical, Dramática/Teatro e Dança - estão estruturadas de acordo com os mesmos quatro domínios em que assenta o desenvolvimento das competências em “Literacia nas Artes” no Ensino Básico:

1. Apropriação das linguagens elementares das artes,
2. Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação,
3. Desenvolvimento da criatividade
4. Compreensão das artes no contexto.

Com estes domínios cruzam-se três sub-domínios, que os complementam e especificam:

1. Experimentação e Criação
2. Fruição e Análise
3. Pesquisa.

Por seu turno, na organização da Expressão Motora são utilizadas as designações empregues para a Educação Físico Motora no 1º ciclo do Ensino Básico.


Matemática

É na educação pré-escolar que as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigativa; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…).

Assim, no dia a dia de uma sala do pré-escolar existem inúmeras oportunidades para trabalhar matemática e designadamente a resolução de problemas. Deste modo, as crianças à entrada do 1.º ciclo possuem um conjunto de conhecimentos de Matemática que é necessário ter em conta. As metas que a seguir se indicam constituem os desempenhos esperados no final da educação pré-escolar e devem constituir um referencial, quer para os educadores de infância, quer para os professores do 1.º ciclo. Estão organizadas por temas como no 1.º ciclo e é pressuposto que as capacidades transversais, e em especial a resolução de problemas, se desenvolvam de modo integrado nos diferentes temas, daí a sua explicitação em cada um deles.


Formação Pessoal e Social

A definição de metas finais para a área Formação Pessoal e Social integra-se no espírito com que esta área é apresentada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que a diferenciam pela sua importância e intencionalidade próprias, embora reconhecendo-a como área transversal e integradora, que se inscreve em todas as outras.

Mas, ao estabelecer algumas aprendizagens essenciais a realizar durante a educação pré-escolar para que cada criança possa continuar a aprender ao longo da vida “tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo livre e solidário”, convém lembrar que estas aprendizagens se situam num processo em construção, que está intimamente relacionado com o tipo e a qualidade de experiência de vida em grupo que são proporcionados no jardim-de-infância e com o modo como são abordados os diferentes conteúdos e organizadas as actividades.


Tecnologias de Informação e Comunicação

A proposta de metas que a seguir se apresenta não pretende esgotar ou limitar as oportunidades de aprendizagem que se podem proporcionar a crianças em idade pré-escolar, constitui-se antes como um quadro de referência que permite clarificar e situar as aprendizagens que asseguram à criança condições para abordar com sucesso a etapa seguinte. Neste sentido, decidiu-se organizar as metas em articulação estreita com as quatro áreas de competência em TIC:

• Informação – Capacidade de procurar e de tratar a informação de acordo com objectivos concretos: investigação, selecção, análise e síntese dos dados.

• Comunicação - Capacidade de comunicar, interagir e colaborar usando ferramentas e ambientes de comunicação em rede como estratégia de aprendizagem individual e como contributo para a aprendizagem dos outros.

• Produção – Capacidade de sistematizar conhecimento com base em processos de trabalho com recurso aos meios digitais disponíveis e de desenvolver produtos e práticas inovadores

• Segurança – Capacidade para usar recursos digitais no respeito por normas de segurança.


Podem consultar o texto completo abrindo este link:
http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/educacao-pre-escolar/metas-de-aprendizagem/metas/?area=44&level=1

Um comentário:

  1. Este é o bloguefólio de uma colega do Complemento, mas acima de tudo, de uma grande amiga que aqui encontrei.
    É um bloguefólio, onde podemos encontrar e conhecer um bocadinho dos seus gostos, não esquecendo o seu lado como profissional, que também está aqui patente e onde podemos já encontrar algum material que nos poderá ajudar como profissionais de educação.

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