quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Obrigatório ver.

O filme "O menino selvagem", de Alain Truffaut, é uma obra com já alguns anos mas continua a ser essencial para todos os profissionais de Educação.
A acção deste filme desenrola-se no séc.XVIII, numa pequena vila francesa. Um menino é encontrado por três caçadores, no meio da floresta, praticamente nú, revelando comportamentos idênticos aos de um animal selvagem no andar, a comer e a beber. Não fala e aparentemente não ouve.
Dois cientistas de Paris revelam interesse em estudar o caso do "menino selvagem" e levam-no até à capital.
No exame físico realizado em Paris não revela nenhuma anomalia, nem sequer nas cordas vocais. Começam a pensar que talvez tais comportamentos selvagem se devam ao seu isolamento durante largos anos. O Dr.Itard consegue levá-lo para sua casa e, com a ajuda da sua governanta começa a árdua tarefa de educar o menino e ao mesmo tempo estudar os seus comportamentos e a sua evolução.
Este filme mostra-nos, mais uma vez, a importância da Educação, e, mais do que isso, o quanto ela é indispensável e imprescindível para um desenvolvimento harmonioso do ser humano. Prova também que o homem nasce já com algumas competências (o inato) mas que só com a Educação e a convivência e interacção com outras pessoas é que consegue desenvolver essas tais competências (o adquirido).

Encontrei no You tube o seguinte vídeo, com imagens do filme e comentários que eu acho bastante pertinentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário